Conectar

SEJA BEM VINDO AO PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITI - MARANHÃO.

diario oficial contra-cheques 2 editais licitacoes
portal transparencia e sic
ouvidoria dados municipio
historico

PREFEITO DE BURITI NALDO BATISTA (PC DO B) PARTICIPA DA “XX MARCHA A BRASÍLIA” EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

PREFEITO DE BURITI NALDO BATISTA PC DO B PARTICIPA DA XX MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOSCentenas de prefeitos, entre eles o Prefeito de Buriti-MA, Naldo Batista (PC do B), acompanhado do Secretário Municipal de Administração Genilson Gouveia, desembarcaram ontem, terça-feira 16/5, em Brasília para pressionar o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) por uma pauta municipalista que inclui o “encontro de contas” entre governo federal e municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e o repasse de recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo.

Prefeito Naldo, Sec. de Administração de Buriti e um assessor do prefeito. Foto: Blogueiro Ezequias Martins.

A 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tem início nesta segunda-feira (15) e foi aberta por Michel Temer, em Brasília.

Em duas décadas de mobilização, o evento se consolidou como o maior evento político em número de autoridades do mundo. As conquistas da Marcha, liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), superam a marca de R$ 500 bilhões. O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e se encerra na quinta-feira (18)

Na pauta, as reformas que estão em discussão no Brasil vão nortear os debates. Aa programação do evento prevê debates e palestras com a presença de autoridades dos três Poderes sobre temas essenciais às administrações municipais. Os presidentes da República, Michel Temer, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, estão entre as autoridades que deverão participar da mobilização.

PROGRAMAÇÃO

As principais reivindicações dos Municípios junto ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário serão apresentadas e debatidas na programação principal. Os gestores também vão poder relembrar e celebrar as principais conquistas do movimento municipalistas obtidas por meio de duas décadas de evento.

A Marcha também será palco para o lançamento de projetos importantes para os Municípios. Entre esses, destacam-se o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), que visa a reconhecer o valor do trabalho das lideranças femininas na gestão pública municipal; e a Mandala de Desempenho Municipal, ferramenta de gestão com indicadores vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios. Outro projeto de destaque é a Rede Municípios Doadores, que tem como proposta consolidar a rede de doadores e evitar a queda dos níveis de estoques de sangue nos hemocentros.

Paralelo à programação principal da Marcha, a CNM promove o Congresso Internacional Municipalista, em parceria com a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma). O Congresso vai reunir lideranças internacionais do movimento municipalista para discussão e alinhamento dos interesses dos Municípios ao redor do mundo, além de promover o intercâmbio de experiências para possíveis soluções conjuntas de problemas comuns.

Fonte: Correio Buritiense

rodape